Muitas dúvidas, preconceitos e tabus ainda existem na sociedade quando se fala sobre a necessidade de uma academia de ginástica. Pessoas sem o menor conhecimento afirmam que exercícios físicos somente são necessários para os idosos que desejam prevenir e corrigir doenças causadas pelo envelhecimento ou para aqueles que estão acima do peso. Como o envelhecimento é um fator natural, com o tempo as pessoas tendem a perder massa magra (músculos) e consequentemente aumenta o seu percentual de gordura. Não há como evitar completamente essa perda, mas é possível amenizar e diminuir consideravelmente esse processo através da musculação, inclusive na terceira idade. Mas isso não significa dizer que os exercícios físicos são recomendados apenas para quem vive essa fase da vida.

Infelizmente esse é um conceito cravado equivocadamente na sociedade: exatamente pela falta de atividades físicas na juventude e na fase adulta é que os nossos pais e avós sofrem de doenças como osteoporose, artrite, mal de alzheimer, artrose e dezenas de outras patologias que poderiam ser amenizadas e até evitadas se as pessoas se exercitassem regularmente desde cedo.

 

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Musculação e obesidade

Uma pesquisa recente mostrou que 92% população brasileira não faz sequer uma caminhada! A população mundial está adoecendo em função da obesidade, problemas de pressão, diabetes, enfim, estamos buscando doenças por causa do sedentarismo e pela falta de tempo.Por isso, quando muitos se dão conta, já estão em situação de sobrepeso e sentindo os problemas de saúde decorrentes. E então, correm para as academias na expectativa de resultados rápidos e com o menor esforço possível, o que evidentemente gera frustração e alimenta o círculo vicioso do entra e sai da academia.

A prática regular e bem orientada da musculação se faz necessária pelos benefícios que proporciona como bem-estar, elevação da autoestima, aumento do colesterol bom (HDL), controle da pressão, entre outros inúmeros benefícios que poderiam ser enumerados.

Idade ideal para começar

Pesquisas científicas mostram também que não existe idade ideal para iniciar as atividades físicas. Crianças de qualquer idade podem e devem praticar exercícios, desde que tenham acompanhamento de um médico e de um profissional da área esportiva. Como personal trainer atuante há quase 20 anos, posso dizer que a musculação teve uma evolução fantástica nesse período, não somente nas aparelhagens, mas principalmente nos estudos que tratam de fisiologia, biomecânica, nutrição esportiva.

Treino da aluna Luciana Mourão

Treino da aluna Luciana Mourão

 

As academias estão bem estruturadas e o aluno está cada vez mais exigente. No entanto, há muitos proprietários de academias que colocam estudantes de educação física sem supervisão e sem o preparo adequado para auxiliar na execução dos exercícios. Agindo assim, essas empresas lotam sua estrutura de alunos apenas com profissionais leigos, uma vez que um profissional qualificado sairia caro.

Ficando atento a isso e tendo o cuidado de escolher um estabelecimento sério e comprometido com os alunos, é possível seguramente hoje matricular uma criança a partir dos 6 anos para fazer musculação.

Treino da aluna Ana Luiza

Treino da aluna Ana Luiza

Outro mito errado da musculação

É engano pensar que essa atividade inibe o crescimento do indivíduo, pelo contrário, ajuda e muito no desenvolvimento ósseo e muscular. Assim, tanto jovens quanto os idosos devem praticar a musculação.

Podemos afirmar que essa é a mãe de todas as atividades físicas. Afinal, se você não tem uma musculatura forte, não conseguirá praticar nenhum outro esporte. Além de ajudar na construção e fortalecimento muscular, vale lembrar que os treinos também inibem doenças cardíacas.

Treino da aluna Luciana Mourão

Treino Personalizado da aluna Luciana Mourão

É claro que tudo isso não virá somente dos exercícios. Para que você alcance seus objetivos, é necessário ter uma dieta muito bem elaborada e para isso o ideal seria procurar um nutricionista esportivo. Associando essa orientação com a prática regular da musculação e, de preferência, com o acompanhamento de um personal trainer, os resultados sem dúvida serão os melhores.

Mais benefícios da musculação:

  • Ajuda na estética corporal e eleva a autoestima, uma vez que fortalece os músculos e queima gorduras;
  • Ativa o cérebro e, consequentemente, aumenta a disposição e a concentração nas atividades profissionais e pessoais, melhorando inclusive a qualidade do sono.
  • A prática regular da musculação evita e previne doenças como osteoporose, artrose, artrite, diabetes, hipertensão, dentre outras dezenas de doenças.
  • A musculação, associada com exercícios aeróbicos, proporciona músculos fortes e um excelente condicionamento físico, melhorando a frequência cardíaca e o controle da pressão arterial, mesmo sob condições de esforço.

 

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Vamos começar?

É isso aí pessoal, nada de esperar adoecer, nem procurar fazer uma atividade física por recomendação médica. A hora é agora, saia da inércia, deixe a preguiça de lado e vá hoje mesmo se matricular em uma academia. Mude para melhor sua vida.

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  Acompanhe no vídeo abaixo a execução do exercício de agachamento da aluna Flaviane Almeida .

E se você ainda tem alguma dúvida, conheça um pouco do meu trabalho através dos depoimentos dos meus alunos.

Aproveite e agende uma aula experimental gratuita e sem compromisso, através dos telefones:

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