O abdômen é um músculo como outro qualquer do seu corpo, por isso requer os mesmos cuidados durante seu treinamento.  A maioria das pessoas tem uma idéia errada de como treinar esse músculo e inventa formas erradas e horários que não ajudam em nada na construção do abdômen e, pior ainda, prejudicam o treinamento do grupo muscular que iria treinar naquele dia.Nosso corpo precisa de uma estabilidade, e como os músculos abdominais estão na área central, devemos fortalecer essa área não somente para termos um abdômen de tanquinho, mas também como proteção da coluna vertebral, e até mesmo para executarmos exercícios como os agachamentos.

Maraise Fontes aluna do Studio Beto Personal Trainer

Maraise Fontes aluna do Studio Beto Personal Trainer

Vale a pena lembrar que nosso abdômen é feito de músculos centrais e laterais e também de músculos posteriores. Nunca menosprezem os músculos da lombar (eretor da espinha).

Para um abdômen ser forte, você precisa também fortalecer a lombar, portanto exercite com regularidade sua lombar fazendo um trabalho inteligente.

Se você não fizer um treino de qualidade, forçando muito o abdômen, com certeza no dia seguinte você não terá condições de repetir o treino em função das dores nos músculos abdominais. Caso isso não aconteça, tenha certeza que seu treino não foi de qualidade.

Muitos erros são cometidos durante o treinamento do abdômen, vale lembrar aqui alguns desses erros:

-Fazer abdominal todos os dias: como falei acima, o abdômen é um musculo como outro qualquer, portanto requer descanso de, pelo menos, 72 horas entre os exercícios.

-Fazer abdominal antes do treino de outros músculos: abdominal se faz ao final dos treinos. Exemplo: no dia você treina peito e bíceps. Então, depois de finalizar o treino de peito e bíceps é que você irá realizar suas séries de abdominais.

-Respiração errada: A respiração difere de um exercício para o outro.  A técnica de respiração é muito importante na construção de um abdômen  perfeito.

Alan Ciborg  - Fisiculturista

Alan Ciborg – Fisiculturista

 

-Alimentação: Não adianta nada fazer um milhão de abdominais se você não controlar sua alimentação.  A dieta é o fator mais importante na construção do musculo abdominal, sem ela você jamais alcançará os resultados pretendidos.

Quantidade de exercícios: Não adianta nada fazer diversos exercícios. Concentre em três exercícios executando quatro séries para cada exercício buscando trabalhar toda a musculatura.