O que é o IMC
É um medida internacional desenvolvida por Lambert Quételet para calcular e avaliar o nível de gordura em cada indivíduo. Este cálculo é utilizado até mesmo pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Com o resultado é possível saber se uma pessoa está abaixo do peso, acima do peso ou com o peso ideal. Hoje vamos ver de forma prática como cálcular o IMC e como analisar os resultados.

Como Calcular o IMC
O cálculo do IMC é bem simples, para isso basta saber o peso e a altura da pessoa. O cálculo consiste em dividir o peso da pessoa pela altura ao quadrado. Neste caso a massa é calculada em quilogramas e a altura em metros. A formula é a seguinte:

Fórmula Calcular IMC

Vejamos um exemplo prático:

Vamos imaginar um estudo de caso no qual iremos calcular o IMC de um individuo com 1.70m e 72 kg de Altura. Segue o cálculo:

Como Calcular o IMC

Tabela Comparativa para avaliar o Grau de obesidade
Através da tabela abaixo podemos calcular qual a classificação do indivíduo. Para isso basta comparar o resultado obtido no cálculo anterior.

Tabela comparativa cálculo IMC

O IMC por si só não determina o grau de adiposidade do indivíduo. Existem outras formas de medição da gordura corporal, como por exemplo a pesagem em baixo d’água. Mas isso somente é possível em clinicas especializadas

No meio acadêmico e científico existe uma concordância de que os homens com mais de 25% e as mulheres com mais de 30% de gorduras são considerados Obesos.

Outro teste muito comum é o teste da Fita métrica. Noc aso do homem a circunferência absoluta não poderá ultrapassar os 102 cm, nas mulheres os 82 cm. Qualquer medida acima destas pode ser considerada obesidade central, ou seja, excesso do peso na região do abdomem.

E então, conseguiu fazer o cálculo do seu IMC? Deixe seu comentário.